quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Roma Antiga

Publicada por Kalliny Santos à(s) 13:05 0 comentários
arquitetura da Roma Antiga é um importante legado da civilização romana para o mundo ocidental. Embora às vezes considerada como derivada da arquitetura grega, diferenciou-se por características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitetura clássica.
Alguns tipos de edifícios característicos deste estilo propagaram-se por toda a Europa, nomeadamente o aqueduto, a basílicaarcos do triunfo e o Panteão.



Diferentemente da arquitetura grega, na romana o trabalho técnico dos engenheiros era predominante. As soluções para novos modelos de construção são mais importantes que a decoração artística, de forma que a funcionalidade sobressai. Ainda hoje temos exemplos desse traço da arquitetura romana nas ruínas de vários edifícios, pontes, aquedutos e outras obras, além das rotas que ligavam o Império Romano, como a Via Appia (312 a.C.) e a Via Flaminia (220 a.C.).
Entre as inovações técnicas, o período republicano destacou-se pelo uso de uma espécie de cimento, composto por diferentes materiais, que permitiram um melhor desenvolvimento das construções. Além das pedras e tijolos utilizados, o cimento romano permitia a formação de uma liga na junção dos materiais, tornando as construções mais sólidas. A partir do século II a.C., os arquitetos trabalhavam com dois novos materiais de construção: o opus caementicium (concreto armado) e olatericium (ladrilho que tinha mais versatilidade que o concreto). Com combinação dos dois novos materiais era possível construir obras de enormes dimensões e ao mesmo tempo leves. Os principais materiais utilizados nas construções eram pedra cortada em blocos regulares, tijolo de concreto, alvenaria, madeira, gesso, mármore e azulejos.  

Exemplos da arquitetura romana

3.  2. 
4. 5. 

  1. Estilo dórico
  2. Palatino, Roma
  3. Estilo jônico
  4. Coliseu, Roma
  5. Porta Augusta de Perugia

  O período mais conhecido da história romana foi o Império Romano, que começou oficialmente em 27 a.C. Nessa época, começou um intenso processo de expansão de territórios. Durante o império, os romanos passaram de 1,5%, para 25% da população mundial.



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Dubai

Publicada por Daniela Maiara à(s) 22:22 0 comentários

Localizado no Golfo Pérsico, Dubai é o dos sete Emirados Árabes que mais se destaca. Em menos de 50 anos de história, se reergueu nas areias do deserto, refazendo sua imagem e se colocou nos lugares mais visitados do mundo.


Tendo em vista o fim das reservas de petróleo, ouve a iniciativa de investimento para o turismo local. Assim Dubai se reinventou arquitetonicamente de forma icônica e contemporânea, fazendo com que se destacasse no mundo. 
E falando em arquitetura icônica, não podemos deixar de falar do símbolo ícone da cidade, o Burj Al Arab. Com traços simples, em formato de vela, o Burj Al Arab surge sobre uma ilha artificial na costa de Dubai; considerado o único hotel sete estrelas, além de ser o hotel mais luxuoso e mais alto do mundo, com 320 metros de altura. Porém em 2008, o Hotel Rose Tower, também em Dubai, ultrapassou sua marca em 13 metros, mas não fez com que seu brilho se apagasse.


Outro símbolo de Dubai é o Burj Khalifa, que levou vários prêmios por ser a maior estrutura já feita pelo homem, com 820 metros de altura, contrastando com a paisagem da cidade. 
O arranha-céu conta com apartamentos residenciais, escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de possuir o elevador mais rápido do mundo.


E Dubai é isso. Um lugar fascinante, recordista com várias maravilhas arquitetônicas, que surgiu a partir do petróleo, sobre as areias do deserto.

Para saber mais acesse:

Londres

Publicada por Unknown à(s) 19:14 0 comentários
 

Roteiro de uma Arquiteta Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos